Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Limão

Autora: Conceição Trucom


limão os benefícios para a saúde interna e externa
Limão para colheita
Como já descrito em alguns dos meus textos anteriores, o limão pode ajudar na prevenção e tratamento de muitas dificuldades de saúde. 
O limão apresenta propriedades fantásticas tanto quando formulado para uso externo, como também para uso interno. 

1) Suas principais funções de uso externo são: 
Adstringente – reduz a oleosidade da pele e couro cabeludo.
Bactericida, fungicida e antibiótico – um conservante natural.
Clareador – trata a pele e manchas.
Ativa a circulação – trata celulite, varizes e a desintoxicação via pele.

Portanto, no uso externo o limão irá desempenhar sua ação terapêutica, a partir de fórmulas naturais para tratamentos de beleza e cuidados do corpo. 

As receitas podem ser formuladas a partir do suco fresco do limão ou então, aromaterapicamente, usando o óleo essencial (OE) obtido a partir da casca do limão. 
O OE do limão, com seus componentes monoterpenicos e seu fresco aroma cítrico, será usado para tratar celulite, problemas circulatórios e outros problemas de ordem emocional. 
Importante lembrar, mais uma vez, que o limão, principalmente seu suco, contém substâncias foto-sensibilizantes, ou seja, que causam manchas e queimaduras na pele, quando em contato com a luz solar. 

Portanto, todo tratamento de uso externo com a presença do limão, exige o cuidado da lavagem com água abundante do local onde foi aplicado (mãos inclusive), complementando com o uso final de um filtro solar. Portanto, sempre que possível, realizar o tratamento à noite, para evitar maiores problemas. 


Dicas de tratamento via suco

Loção refrescante e tratamento de acne
Ingredientes: Suco fresco de meio limão e 1 xícara de chá de água filtrada ou mineral. 
Preparo: Espremer o limão, coar e adicionar a água. Aplicar no rosto limpo com o auxílio de uma bolinha de algodão, evitando passá-la na área próxima aos olhos, para não ressecá-la. Se o limão causar irritação à pele, aumentar a quantidade de água para 2 xícaras. Deixar agir por alguns segundos e lavar com água abundante. 

Loção para tirar manchas da pele
Colocar flores de sabugueiro no fundo de um frasco de vidro. Cobrir as flores com rodelas de limão. Montar as camadas assim alternadas até encher o vidro. Completar com água destilada. Deixar em repouso por 24 horas. Filtrar sem espremer e guardar na geladeira. Aplicar esta loção gelada na pele, toda noite. Não tomar sol durante o tratamento, pois loções que tiram manchas também causam manchas quando usadas ao sol. 

Cabelos oleosos 
Ingredientes: 1 maçã sem cascas e sementes, suco de ½ limão e ¼ copo de água mineral. 
Preparo: Bater tudo no liquidificador, coar e aplicar nos cabelos já limpos. Deixar por 15 minutos. Lavar e enxaguar, usando a última água com gotas de limão. 

limão os benefícios para a saúde interna e externa
Dicas de tratamento via Aromaterapia

Massagem corporal para obesidade 
Para cada 1 copo americano de vinagre branco, acrescentar 1 limão inteiro picado (polpa e casca), 2 gotas OE de limão, 2 gotas OE de laranja e 2 gotas OE de lavanda. 
Juntar tudo num frasco de vidro com tampa e boca larga. Deixar em infusão por 10 dias, agitando diariamente. Coar e usar para massagear vigorosamente abdome, glúteos e coxas, com uma bucha vegetal. Fazer diariamente. 

Massagem para celulite e gordura localizada
Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo de germe de trigo, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 3 gotas OE de limão, 3 gotas OE de hortelã-pimenta, 3 gotas OE de gerânio. 
Misturar todos os ingredientes e aplicar em massagens locais, deixando permanecer sobre a pele por 60 minutos. 

Óleo imuno-estimulante 
Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo vegetal, 4 gotas OE de limão, 4 gotas OE de lavanda, 4 gotas OE de tea-tree, 4 gotas OE de tomilho. 
Misturar e guardar em frasco âmbar. Massagear o corpo ou áreas de fragilidade. 

2) Suas principais funções de uso interno são: 
Adstringente – detém hemorragias em cortes ou escoriações. 
Alcalinizante – alcaliniza o pH do sangue. 
Antibacteriano e antivirótico – contém o avanço de infecções internas e externas, inclusive no sistema digestivo, fígado, pulmões, bexiga e rins. 
Depurativo – acelera a capacidade metabólica da eliminação de toxinas através dos órgãos excretores. 

Dicas de Sucos Desintoxicantes
Conforme amplamente explicado nos meus livros Alimentação Desintoxicante e O poder de cura do limão, estes sucos devem ser ingeridos diariamente pela manhã em jejum. Em casos de uma desintoxicação mais intensiva ou em tratamentos de baixa imunidade ou doenças crônicas, recomenda-se o consumo 2-3 vezes ao dia, acrescentando tomas também no intervalo das refeições principais. 

Maçã e brotos: bater no liquidificador o suco fresco de 2 limões com água de 1 coco verde (ou mineral), 2 maçãs descascadas e sem as sementes e 1 xícara de brotos (alfafa ou feijão). A maçã é um alimento refrescante, relaxante e rejuvenescedor. Opcional: ramos de salsinha (diurética e adstringente). O broto é um alimento biogênico (gera vida), riquíssimo em vitamina C e vitalidade. 

Pêra, mamão e repolho: bater no liquidificador o suco fresco de 2 limões (1 inteiro – polpa e casca) com 1 pêra descascada, 1 fatia de mamão e 2 folhas de repolho. O repolho contém todos os minerais e vitaminas do Complexo B – essenciais para o fortalecimento dos dentes e ossos, além de cuidar com eficiência da regeneração das mucosas de todo o sistema digestivo. Ao contrário do que muita gente pensa, se ingerido cru, não fermenta ou gera gases. 

Laranja e inhame: passar na centrífuga 2 laranjas, 1 limão (polpa e casca) e 2 cenouras. Bater no liquidificador o suco obtido com 1 xícara de folhas de hortelã e 1 inhame médio cru. Servir imediatamente. O inhame é um alimento que retira impurezas do sangue através da pele, rins e intestinos. 

Tônico de legumes verdes: passar na centrífuga 1 pepino, 1 pimentão-verde, 2 hastes inteiras de aipo, 1 cebola pequena, 2 limões (só a polpa). Servir imediatamente temperando com sal, pimenta ou tabasco a gosto. 

O uso interno pode ser realizado também através da Terapia Intensiva do Limão, como também através das várias indicações do Guia de medicina caseira contido no referido livro. 
Usado como um verdadeiro remédio, precisamos ter o esclarecimento correto sobre como preparar, dosar e consumi-lo. 

Peço o devido auto-amor e respeito de, primeiro entender as dinâmicas de cada proposta de tratamento com o limão, para somente depois aprender e praticar as receitas e modo de uso no combate das inúmeras moléstias em que ele apresenta o enorme poder de prevenir, tratar e curar. 

Este texto faz parte do livro O poder de cura do limão – Um guia de medicina caseira - Conceição Trucom - Editora Alaúde, onde você vai encontrar muitas indicações de como usar o limão para prevenir e tratar doenças. 
Reprodução permitida desde que citada a fonte.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Alho




      

    Originário da Europa Meridional, o alho, pela sua adaptabilidade a climas diferentes, logo chegou a outras localidades. Ele foi usado desde as épocas mais remotas na Medicina indiana, mencionado em textos bíblicos, colocado nas tumbas e pintado nos monumentos funerários do Egito. Em Roma, costumava-se comê-lo para melhorar a voz. Seu uso é constante até hoje, em quase todo o mundo.

Utilidades:
   Altamente terapêutico, funciona como ativador da circulação sangüínea. Também ajuda a combater infecções. É um antibiótico natural, devido a uma substância descoberta em 1944, chamada alicina, que é a causadora de seu cheiro forte. Por isso, quem, por algum motivo, não possa ingeri-lo, pode fazer inalações, com bons resultados. Como seu cheiro é eliminado pela respiração ou pela pele, ele desinfeta o aparelho respiratório e o sangue
   Muito utilizado diretamente na pele (furúnculos ), o que não é recomendado por causar queimaduras na pele.
   O alho aumenta a secreção glandular, não só da saliva, mas também de todo o aparelho digestivo, muitas vezes provocando mal-estar. Como remédio, deve ser usado com moderação e precaução.

   Elimina vermes – os oxiúros vão embora rapidamente com os enemas de água de alho; elimina bactérias malignas do intestino, funciona como adstringente e calmante intestinal.

    Abaixa a pressão arterial  melhora a circulação, é excelente para gripes, resfriados ou qualquer baixa do sistema imunológico, pois aumenta a resistência.

Impede o crescimento das células cancerígenas, porque regulariza o metabolismo. Também é antioxidante, combatendo os radicais livres.
Combate a prisão de ventre, gases, e ajuda nos problemas cardíacos.
Ajuda a regularizar o colesterol.
Foi muito usado para tifo e paratifo e no tratamento do cólera.

   Nas doenças respiratórias, como tuberculose, enfisema pulmonar, gangrena pulmonar, asma, bronquite, e nas intoxicações por nicotina.

   Ajuda a melhorar o humor, energizando e estimulando.


Como o alho pode ser usado?
Na confecção de alimentos – Não se deve, porém, refogá-lo com gorduras, e sim, com água.

     No tempero da salada crua – Quem não gosta do seu cheiro, pode amenizá-lo com salsa.

     Para hipertensão – Deixar de molho, à noite, um dente de alho picado em meio copo d’água, tampado. Pela manhã, coar e beber esta água. Isto serve também para gripes e resfriados ou se quiser fortalecer o sistema imunológico.( eu costumo usar desta forma quando estou prestes a ficar resfriado, "e de brinde", ajuda a regular a pressão)

    Como estimulante – Socar bastante um dente de alho pequeno com 2 colheres de mel, misturar e tomar; mas cuidado: por ser estimulante, tira o sono, sendo contra-indicado para quem tem insônia, nunca devendo ser usado à noite.

     Cataplasma – Misturar com argila ou fubá para amadurecer furúnculos.
Para Pele – Bater dois dentes de alho com 1/4 de litro de leite no liqüidificador, passar na pele com uma mecha de algodão (atenção: uso externo).

     Dores de dente – Colocar no dedo mínimo, amarrando do lado contrário ao dente doente (observar, para não queimar a pele).

Dores de ouvido: Retirar o sumo, molhar no algodão, envolver o molhado em outro seco e colocar no ouvido (cuidado para não encostar na pele)

Olhos Inflamados: Pedir para alguém mastigar um dente de alho, e, após jogá-lo fora, assoprar nos olhos do doente.

Para verme oxiúros: Ferver 1½ litro de água com dois dentes de alho, coar, esperar amornar ou esfriar completamente, e fazer lavagem intestinal durante três dias seguidos.
As lavagens só podem ser feitas com estômago vazio, longe das refeições, e nunca com suspeitas de hemorragias ou apendicite. Na dúvida, peça orientação.

Precauções:
Usar moderadamente.
Evitar o uso puro quando há gastrite ou problemas estomacais.
Alguns naturopatas são contra seu consumo, por ser muito estimulante; acham que desequilibra o metabolismo, por tanto, use com moderação.

Principais indicações:


  • Anti-inflamatório
  • Vermifugo
  • Pressão alta
  • Estimulante



Erva Doce

     A Erva Doce já era conhecida por volta de 1550 a.C. Seu nome científico é Pimpinella Anisum e é da Família das Umbelíferas. Os Egípcios a cultivavam em quantidade para, das suas folhas e sementes tirarem alimento, bebidas e remédios. Era tão valiosa, que a Inglaterra pagava impostos sobre a sua importação.
Planta anual, de 30 a 35 centímetros de altura. Folhas verdes, as inferiores orbiculadas, as médias são penadas e as superiores são inteiras ou tripartidas. Flores em buquês brancos, com frutos ovóides, um pouco alongados. Gosta de clima ameno. Quando o objetivo do cultivo for as sementes, colher no verão, quando estiverem amarronzadas. As folhas podem ser colhidas à partir dos 15 cms.
Suas sementes em infusão são anti-séptico reconfortante para constipações e tosse. Por suas propriedades alcalinizantes, funciona como expectorante.
É um vegetal rico em celulose, substância muito importante para o bom funcionamento dos intestinos. É estimulante da digestão, diurética, coagulante e carminativa. Contém vitaminas do Complexo B, principalmente Niacina, cálcio, fósforo, ferro, magnésio e potássio. A Niacina tem por função ajudar a digestão, além de estimular o apetite. O Cálcio e o Fósforo atuam no organismo conjuntamente participando da formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue, construção muscular e transmissão normal de impulsos nervosos. O anetol é o principal constituinte ativo e é aromatizante.
A Erva Doce tem bons resultados contra diarréias, especialmente em crianças; contra cólicas do ventre e favorece a ação digestiva. É também, boa para azia. Aumenta o leite das lactantes e o azeite das sementes é indicado para matar piolhos. É usada para os problemas de asma, digestão difícil, excitação nervosa, insônia e cãibras. Como dentifrício, serve para refrescar a boca, purificar o hálito, clarear os dentes e tonificar as gengivas.
O infuso das sementes facilita a digestão, alivia flatulência e cólicas intestinais, acalma excitação nervosa e insônia. Age contra a cólica de recém nascidos. As avós recomendavam que as lactantes tomassem em jejum para aumentar o leite.
Para o cansaço ocular, faça uma decocção com 2 colheres de sopa de sementes em 250 ml de água e ferva por 3 minutos. Deixe amornar, embeba duas gazes limpas e coloque nas pálpebras.
As sementes são muito utilizadas para temperar biscoitos, pães e bolos (o de fubá já é tradicional). Vai também, em tortas de frutas, maçãs assadas, caldas de doces e canapés. Também temperam e dão aroma às carnes, lingüiças na grelha, salames. Suas folhas dão um toque especial às saladas e feijão branco. Os europeus costumam por um galhinho com folhas nos picles e conservas. As sementes maceradas lentamente na aguardente fazem o licor anisete.

Principais indicações:

  • Digestão
  • Diarreias
  • Cólicas
  • Cansaço ocular
  • Insônia
  • Azia
  • Halitose


Capim-limão ou Capim-Santo





Essa erva medicinal é uma das mais usadas, para diversas aplicações e é chamada por diferentes nomes, como por exemplo: capim-limão, santocapim, falsa-erva-cidreira, grama-cidreira, chá-do-gabão, cidrilho, chá-de-príncipe, capim-de-estrada, capim-de-cheiro, citronela-de-java, cheiroso, marinho, dentre outros inúmeros nomes. Comumente há confusão dessa palnta com a erva-cidreira, que também é conhecida por melissa.

Usos dessa erva

capim-santo  tem aplicações tão variadas quanto os muitos nomes que recebe! Tem uso medicinal, cosmético e culinário, sendo suas folhas tenras usadas em saladas, em pratos típicos vietnamitas e tailandeses, assim como em sopas, carnes de frango e peixe. As folhas maiores, como são muito fibrosas, não são consumidas, apenas as mais tenras e jovens. Além disso, o óleo essencial é acrescentado à receitas de doces, pudins, assados, carnes e a outros óleos.

Propriedades medicinais e benefícios

No uso medicinal, o capim-santo é especialmente usado no combate a vermes, como os nematóides e seu óleo essencial age contra bactérias. Além disso, cinco de seus componentes inibem a coagulação sanguínea.
Ele é bastante usado popularmente em forma de cataplasmas para tratar as dores de artrite e em banhos para aliviar os músculos doloridos.
O óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, especialmente as loções para peles oleosas, etc. Também é acrescentado à óleos de massagem e usado para aliviar dores nas costas, tendinite e dores reumáticas, além disso, quando diluído, o óleo serve para tratamento de pé-de-atleta.

Aplicações tradicionais

  • deslocamentos;
  • diarreia;
  • cólicas;
  • artrite;
  • dores nas costas, cabeça e estômago;
  • febre;
  • gases intestinais;
  • parasitas (vermes);
  • reumatismo;
  • tendinite;
  • oleosidade da pele;
  • calmante;
  • baixar a pressão arterial;
  • trata a insônia;
  • problemas de pele.
Essa planta é especialmente usada para preparar chás e infusões que servem para tratamentos de nervosismo, insônia e para casos de hipertensão, já que a planta ajuda a diminuir a pressão arterial. Também trata as tosses, como expectorante.


Noni



Nutrientes do sumo de noni e comportamento básico

Escopoletina e Serotonina
A escopoletina dilata os vasos sanguíneos permitindo a passagem do sangue mais rapidamente, resultando níveis de pressão sanguínea mais baixos. Esta redução da pressão não produz níveis demasiado baixos que possam prejudicar-lhe (hipotensão), simplesmente os equilibra. Além disso, comprovou-se que a escopoletina destrói uma variedade de espécies bacterianas e é considerada uma destruidora do fungo Pythium sp.

Na escopoletina também são observadas propriedades anti-inflamatórias e inibidoras histamínicas, relacionado com a dor, a artrite e as alergias.

A escopoletina não só tem propriedades medicinais próprias, mas também é um dos compostos químicos dentro da fruta noni, que se mistura com a serotonina, um componente necessário que se encontra nas plaquetas do corpo humano, no forro do aparelho digestivo e no cérebro. A serotonina é uma substância mediadora, neurotransmissora, influente no estado de espírito, no ritmo do sono, na assimilação dos alimentos, na percepção da dor, no sistema nervoso central e actua como anti-depressivo e estimula a digestão.

Óxido nítrico

O noni estimula a produção do óxido nítrico, um gás que no nosso corpo cumpre inúmeras funções: dilata os vasos sanguíneos, contribuindo para normalizar a pressão arterial e a melhorar a circulação e a oxigenação, prevenindo a impotência e melhorando a memória; combate os radicais livres; evita a coagulação prematura do sangue, causadoras dos infartes cardíacos e cerebrais; estimula o sistema imunológico contra as bactérias, os vírus, as células cancerígenas; mantém os níveis de insulina no sangue, prevenindo os diabetes. Também estimula a glândula do crescimento.

Damnacantal, anticancerígeno
É uma substância que inibe a acção de um grupo de células (K-rente-NRK) responsáveis pelo cancro. Impede o crescimento dos tecidos malignos e acelera o processo de formação de novos leucócitos, ou glóbulos brancos.

O damnacantal é uma antraquinona que, como indicado no ponto seguinte, tem outras funções. Os outros compostos de antraquinonas que estão presentes no sumo de noni são a rubiadina, o nor-damnacantal, a morindona e a lucidita 3-0-primeverodisa. Estes compostos também possuem uma actividade anti-tumoral de destaque, mesmo que o mais estudado tenha sido o damnacantal.

Antraquinonas, agentes antibacterianos
Os outros compostos de antraquinonas que o noni contém, destacando-se a alizarina, são agentes antibacterianos. Comprovou-se que combatem certas bactérias infecciosas: Pseudomonas aeruginosa (infecções cutâneas), Proteus morgnii, Staphylococus aureus (produtor de infecções no coração), Bacillis subtilis e Escherichia coli (infecções digestivas). Provas adicionais demonstraram que esta atividade antibacteriana controla os patógenos: Salmonela e Shigela (responsável da disenteria). Os elementos antibacterionos se relacionam com infecções na pele, resfriados, febres e outros problemas de saúde causados por bactérias. Além disso são substâncias que ajudam na digestão.

Terpenos
São substâncias que aparecem na maioria das resinas e óleos essenciais das plantas.

O eugenol, com actividade germicida elevada, relaxa a musculatura lisa, interferindo na contracção muscular. Este processo exerce um efeito calmante e relaxante. Também exerce uma actividade anti-tumoral, mesmo que ainda não muito estudada.

O betacaroteno é o percurssor da vitamina E e tem ainda mais actividade antioxidante que a própria vitamina. Os estudos com homens, demonstraram que grandes ingestões de betacaroteno estão associados à redução das taxas de cancro no pulmão, de pele, de cerviz, do trato respiratório e intestinal.

O limoneno tem algum papel na doença de alzheimer. Os resultados demonstram que é eficaz na melhora dos sintomas da doença. O limoneno também possui um certo antagonismo à formação tumural e à actividade bacteriana.

O ácido ursólico é eficaz na eliminação de infecções mitóticas e nos sintomas inflamatórios, quando aplicado topicamente. Também se demonstrou útil na leucemia, nas aids e como anti-histamínico.

Esteróis
Os três fitosteróis mais importantes são o sitoesterol, o estigmasterol e o campestol e os três encontram-se no sumo de noni, fortificando ainda mais as suas capacidades nutricionais. A ingestão de esteróis de origem vegetal, reduz a absorção intestinal do colesterol assim como do colesterol total em plaquetas e os níveis de LDL.

Outros compostos bioquímicos importantes
  •  O ácido ascórbico que o noni contém é uma fonte de vitamina C.
  •  Os ácidos linoléicos (este é essencial), capróico e caprílico são ácidos gordurosos que regulam a absorção intestinal As glucopiranosas regulam os níveis de açúcar
  • A acubina e o asperulósido (dois glicósidos) são antibióticos poderosos naturais
  • A morindona e a morindina foram utilizadas como corantes naturais e possuem propriedades antibacterianas
  • Os bioflavonoides são antioxidantes. Impedem a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro e degeneração das célula.